PeruScientist2016: Meeting of Peruvian Scientists in Latin America

November 17, 2016

São Paulo - Brazil

Introdução:

O “Meeting of Peruvian Scientists in Latin America” será um evento destinado principalmente aos pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e graduação de origem peruana que vem trabalhando e/ou estudando nas diferentes universidades de Latinoamérica. Como também professores convidados de outras nacionalidades. Espera-se participantes das principais universidades de Brasil, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), das diversas áreas de pesquisa, como Química, Física, Matemática, Informática, Ciências da Computação, Biologia, Farmácia, Bioquímica, Biotecnologia, Medicina e Engenharias. 

Objetivos:

O objetivo do evento será reunir professionais de origem peruana, que fizeram ou fazem pesquisa em Latinoamérica. Um dos objetivos será reunir professores com ampla experiência e expor os trabalhos acadêmicos em suas respectivas áreas de pesquisa, compartilhar experiências acadêmicas entre os diferentes grupos de pesquisa. Também, estabelecer diretrizes para futuras parcerias entre universidades de Latinoamérica, como programas de intercâmbio de estudantes e estágios em pesquisa.

Data:

O evento será realizado no dia 17 de novembro (quinta-feira) das 8:00 às 18 horas.

 

Inscrição:

O evento é totalmente Gratis, por tanto, precisamos da sua ajuda. Se você quiser ajudar economicamente, por favor entre nas opções de ''participa como patrocinador''. 

Local:

Auditório do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade de São Paulo.

Av. Prof. Mello Moraes, 2463 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-030

Prédio de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.

Cronograma Preliminar:

PARTICIPE COMO...

EXPOSITOR
APRESENTADOR DE POSTER
OUVINTE
COLABORADOR
PATROCINADOR
SPONSOR
Mostrar Mais
Palestrantes confirmados:

Dr. Fernando Alexis Gonzales Zubiate

Possui graduação em Biologia pela Universidad Nacional Federico Villarreal (1998) - Peru, mestrado em Bioquímica no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (2005). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: metabolismo e função do RNA, bioquímica de proteínas e genética de leveduras (Saccharomyces cerevisiae). Pós-doutorado na Universidade de Califórnia - Los Angeles (UCLA) estudando a função de proteínas envolvidas na síntese de Ribossomos. Pós-doutorado na Universidade de Aarhus - Dinamarca estudando os mecanismos envolvidos na maturação dos mRNPs. Pós-doutorado na Universidade de São Paulo desenvolvendo o projeto de pesquisa "Caracterização bioquímica e estrutural das interações do exossomo de levedura com proteínas reguladoras de sua atividade". Atualmente esta desenvolvendo o projeto de pesquisa "Regulação da Expressão Genica através do Transporte Nuclear de Complexos Ribonucleoproteicos".

Instituto de Química da Universidade de São Paulo

Prof. Dra. Carmen Josefina Contreras Castillo

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Nacional Agraria La Molina (1981), mestrado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e Livre Docência pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor Associado da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP); Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, representante docente do Curso Ciências dos Alimentos na Comissão de Pesquisa e na Congregação. Membro titular do Conselho do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição.

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP)

Possui graduação em Engenharia Elétrica (1982) e especialização em Matemática (1983) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Engenharia Elétrica (1986) e mestrado em Informática (1988), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e doutorado em Física pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine, Londres, GB (1992). Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas desde 2005. Fellow da Optical Society of America, 2011. Coordenador de Área da FAPESP: Engenharias I, desde 2014. Associate Editor da IEEE Photonics Journal desde 2011. Tem experiência em Engenharia Elétrica, atuando nos seguintes temas: fotônica integrada, fibras ópticas, antenas, micro-ondas, eletromagnetismo computacional, comunicações ópticas e telecomunicações. 

Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Ingenieria Química pela Universidad Nacional de Callao- Perú (1995). Mestrado e Doutorado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com ênfase em Otimização de Processos. Pós-doutorado em Intensificação de Processos / Microrreatores. Teve experiência em trabalho multidisciplinar, atuou nas seguintes áreas: Otimização de processos, Programação Matemática, Intensificação de Processos e Microrreatores. Atualmente é Professora Doutora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, no Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo. Atua na área de Otimização de Processos (LP, MILP MIP), Ensino em Engenharia (PBL, flipped Classroom) e Prototipagem Rápid

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Professor Doutor na UFABC e Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e do Bacharelado em C&T da UFABC. Atua nas áreas de Ciência da Computação e Ciência da Informação, com ênfase nos seguintes temas: Reconhecimento de Padrões, Prospecção de dados acadêmicos, Bibliometria e Cientometria. Seus projetos de pesquisa atuais estão relacionados à descoberta de conhecimento sobre grandes volumes de dados acadêmicos, principalmente da Plataforma Lattes (scriptLattes), do Banco de teses e dissertações da CAPES e dos registros históricos de genealogia de acadêmicos/cientistas. Possui graduação em Engenharia de Sistemas pela Universidade Nacional de San Agustín (2000), mestrado (2005), doutorado (2010) e pós-doutorado (2011) em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo.

Centro de Matemática, Computação e Cognição da UFABC

Possui graduação em Física pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (1994), mestrado em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1997), doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado no Caltech (2003-2005), Australian National University (2005-2008) e Universidade de Porto (2008-2010). Atualmente é professor do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo. 

Departamento de Astronomia da USP

Possui Bacharelado Em Matemática pela Universidade Nacional Mayor de San Marcos (1962) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1964). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Ordinárias, atuando principalmente nos seguintes temas: Linhas de Curvatura e Pontos Umbílicos, Bifurcações, Teoria Qualitativa das Equações Diferenciais

Instituto de Matemática e Estatística da USP

PhD em Física Nuclear pela University of Washington em 1961, é atualmente Professor Titular aposentado do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Foi pesquisador de Física Nuclear, mas, a partir de 1968, vem atuando na área de cristais iônicos, com ênfase em minerais naturais brasileiros de silicatos.

Departamento de Física Nuclear do Instituto de Física da USP

Please reload

ORGANIZAÇÃO:

COLABORAÇÃO:

Meet The Organizing Team

Elsa Vásquez Alvarez

  • Grey LinkedIn Icon

Professor, PhD

Polytechnic School

USP

Hector Aguilar Vitorino

  • Grey LinkedIn Icon

Postdoctoral Researcher

Institute of Chemistry

USP

Carlos D. Gonzales Lorenzo

  • Grey LinkedIn Icon

PhD Student 

Institute of Physics

USP

Lucy A. Choque Mansilla

  • Grey LinkedIn Icon

PhD Candidate 

Institute of Mathematics and Statistics

USP

César W. Guzmán Moreno

  • Grey LinkedIn Icon

PhD Student 

Institute of Geosciences

USP